11 de junho de 2012

Consciência Seca

Escrito por Rafael Leite

Acidente no RS em 13/01/2012 provocado por motorista embriagado

No Brasil, boa parte dos acidentes automobilísticos são causados por motoristas embriagados, mesmo com a “Lei Seca”, que proíbe motoristas de dirigir com mais de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue, sob pena de R$957,00 de multa, apreensão do carro e da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Mesmo assim, o consumo de álcool continua de modo desenfreado por algumas pessoas, que não pensam nas consequências de tal excesso.
É necessário que os cidadãos tenham consciência das consequências de dirigir embriagado, mas infelizmente é bem difícil que todos tenham tal consciência. O problema não é beber, estaria tudo bem se a pessoa voltasse de taxi, por exemplo. E, mesmo com as diversas campanhas criadas pelo Governo Federal e pela lei criada contra a mistura de álcool e direção, pouca coisa mudou.
Uma forma de tentar conscientizar a maior parte da população é começar pela base, a escola. O consumo de bebidas alcoólicas causa perda dos reflexos, perda da noção de distâncias, dentre outros problemas que atrapalham uma direção segura. Isso tem de ser ensinado para as crianças, para que pelo menos os futuros motoristas tenham mais consciência do que os atuais sobre os riscos de dirigir alcoolizado e não dirijam nessas condições.
Álcool e direção não combinam e forma alguma. Quem sabe se isso for ensinado desde a pré-escola até a autoescola as pessoas (ou pelo menos a maior parte delas) parem de fazer a besteira de beber e depois dirigir? Pessoas inocentes não podem mais morrer por causa de motoristas irresponsáveis.

0 comentários:

Postar um comentário