5 de setembro de 2010

Drogas na Adolescência

Escrito por Rafael Leite
Maconha, cocaína, cigarro e até bebidas alcoolicas... Independente do tipo, é sempre um problema na adolescência... Principalmente hoje em dia, muitos adolescentes de 12 anos já bebem e até fumam o seu cigarrinho... Muitos deles não tem motivos, é apenas para aparecer para sua "turma", e nunca medem as consequências disso.

Acho que o errado não é fazer, mas sim fazer apenas pra aparecer... Muitos bebem muito, não sabem seu limite, e no final da noitada tem que ser carregados pelos amigos que não deram PT, mas estão mais tontos que tudo...

Se as pessoas tivessem mais consciência do que fazem, não teria problema... Outro ponto importante também é saber quando parar... Sei lá né, acho que você sai com seus amigos pra se divertir, e não pra dar trabalho pra galera porque você tá passando mal, chega a ser chato a situação...

Mas isso é a bebida, outra coisa é o cigarro e outras drogas em geral... A única coisa em comum entre elas é o fato da maioria usar pra aparecer, mas a diferença principal é que as consequências são muito piores que a da bebida... O cigarro fode seu pulmão e causa câncer... As drogas, depende de cada uma... A maconha, por exemplo, causa falhas na memória recente, taquicardia, xerostomia, paranóia, agitação, falta de coordenação motora, dependência psicológica, bronquite e tosse.

Eu sou completamente contra a legalização da maconha ou qualquer outra droga... Cigarro pra mim tinha que ser proibido... Mesmo que cada um faz o que quer, se a pessoa não se importa com ela mesma, tem que ter alguém que se importe, né?

Tenham cuidado. Lembrem-se que uma vida é mais importante que tudo. Tenham consciência de seus atos, e não façam nada apenas para parecer legal. Sabe, teve um tempo que quem era legal, era quem não fumava, não bebia, e não se drogava...

25 comentários:

Bernardo Papini disse...

Concordo plenamente, conheço MUITA gente que usa ou já usou drogas, e das pesadas, e simplesmente pelo status. Isso é banal

Anônimo disse...

Tenho 15 anos e fumo maconha. Nunca me deu nada, ao contrário do álcool que me deixou malzão MUITAS vezes. Maconha é diferente, apesar de que muitos acham faz muito mal, o álcool e tabaco fazem MUITO mais mal que a maconha. E pode por MUITO nisso !

Rodrigo Fermino disse...

tenho 19 anos, sou fumante, e tambem usuario de maconha.
discordo com seu post em alguns pontos e concordo plenamente em alguns, por ex..
estou totalmente de acordo com a afirmação do fato de que os adolescentes em geral nao sabem estabelecer seu proprio limite, e muitas vezes o minimo que consseguem é uma lista de problemas que vão atrapalhar sua vida, desde a esfera academica quanto social.
mas discordo quanto aos efeitos(colaterais ou nao) que voce ligou a maconha, sou usuario a muitos anos, e nesse tempo, pude analizar cada um dos efeitos(desejaveis ou nao) que a maconha causa sobre mim e outros camaradas,
Voce esta certo que ela causa falha na memoria recente, pois o thc se aloja na sinapse, retardando as correntes eletricas, mas isso só ocorre enquanto a pessoa esta sob efeito da substancia.
Xerostomia(boca seca) nao é um problema a se cogitar, pois a solução é tao simples e obvia que praticamente nao importa.
Paranóia, realmente estou curioso para saber onde voce ouviu tal bobagem, a maconha em paises desenvolvidos é utilizada no tratamento contra disturbios ligados a sentimentos de medo, pois deixa o paciente relaxado e consciente de sua situação.
Agitação, aqui voce pegou num ponto muito pessoal, eu por exemplo tenho transtorno bipolar, nun dia bom, fico extremamente alegre e excitado, ja nun dia ruim simplesmente fiko relax, como muita comida e durmo, a agitação é derivada principalmente da situação que o usuario se encontra, o que praticamente descarta a hipotese como sintoma.
Falta de cordenação, isso pode até ser verdade, mas voce iria fazer algo complexo depois de ter bebido ?? acho que nao é companheiro, é a mesma coisa..
Dependencia Psicologica, primeiro vamos definir o que significa isto, dependencia psicologica nao é nemhuma forma de estimulo ou "estiga" para alcançar a droga, e sim o gosto que a pessoa cria pelo habito.
...essa é boa, voce ja pesquisou os efeitos do alcool por acaso ? se nao, voce vai ter uma surpresa ! saiba ao contrario da maconha, o alcool nao só causa dependencia psicologica como tambem causa dependencia fisica, que é muito pior, a dependencia fisica é que tortura seus portadores..
bronquite:
Ok, fumaça é sempre ruim para portadores de bronquite, mas nao existe nemhuma referencia medica nem cientifica que prove que maconha causa pronquite, ao contrario, existem remedios produzidos a base de THC e CBN(substancias da maconha) que sao mundialmente conhecidos como os melhores broncodilatadores que existem, e por acaso esses remedios sao indicados para pessoas com bronquite..
Tosse, a tosse no usuario se manifesta em decorrencia do que acabei de citar logo acima, quando voce fuma maconha, seus bronquios dilatam muito, o que causa um certo comichao na gartanta, e a tosse ocorre em decorrencia disso

Anônimo disse...

para de ser idiota mané, curte a vida!

Elisa disse...

Drogas são um problema terrível na vida de qualquer adolescente. Já fui vítima e sei bem como é...

Para entenderem melhor sobre as drogas e os efeitos no organismo, por favor, visitem:
DROGAS SÃO UMA DROGA! LIVREM-SE DISSO!

Obrigada.

Anônimo disse...

BELEZA PAI!

blogdocabeludo disse...

puts sempre tem gente falando merda ou fazendo post sem pesquisar primeiro.
Viciar em qualquer coisa que seja é somente para pessoas que tem cabeça fraca, estou com 19 anos agora e durante a minha pre-adolescencia eu aproveitei minha vida, bebi tudo qualquer tipo de bebida alcolica que tive contato, experimeintei varios cigarros(até um japoneis que ganhei de uma amiga), fumei maconha, haxixe, chá de lirio entre outras coisas, e nunca me senti viciado em nada, pois paso meses sem beber ou utilizar qualquer droga licita ou ilicita mas quando tem alguma festa eu quebro a rotina xp.
é claro que existem excessões como os retardados que fazem o uso do crack ou de injetaveis que são drogas que causam depedencia mesmo.

mas é so não querer q vc não vicia, pode ser falando de cigarro, maconha ou alcoo os que viciam são os que tem cabeça fraca.

Anônimo disse...

MERDA DE POST. A MACONHA É UMA DROGA DE REFLEXÃO. VOCÊ FUMA PRA OUVIR UMA MUSICA, FAZER UM DESENHO OU ATÉ MESMO FICAR ADMIRANO O LINDO CEU AZUL. MAS O QUE ACONTECE QUE HOJE EM DIA A MACONHA ESTA TOTALMENTE BANALIZADA.

Anônimo disse...

Apenas achei engracado vc falar em proibicao do cigarro e da maconha e achar que tudo bem o alcool ser liberado. Acho que vc deveria rever o porque de vc pensar assim. Sera influencia de alguem? ou vc formou essa opniao sozinho? Dependendo de qual for a resposta, vc viu o outro lado da moeda?

Procura no google a lista das 10 piores drogas segundo um estudo do David Nutt... veja aonde o alcool se encontra e veja aonde esta a maconha, depois veja a lista das 20 piores drogas. Em seguida pegue ARTIGOS CIENTIFICOS ( nao da super interessante, veja, isto 'e, sites como o seu... )e comece a formar sua opniao e dai entao depois de uma boa base para informar escreva um artigo no seu site.

Rafael Leite disse...

sobre os efeitos da maconha, num dos comentarios de cima, eu peguei em um site na internet, nao me lembro ao certo qual...
sobre minha opiniao para que a bebida nao seja proibida, nao sei ao certo como vcs acham que eu expressei isso, pq nao me lembro mesmo oq eu escrevi a respeito
sobre o manolo falando pra eu curti a vida, tem outros jeitos de curtir ela
sobre quem defende a maconha, cada um tem sua opiniao, essa eh a minha, se nao gostar eh so digitar Ctrl W
e outra, podem continuar comentando e falando mal, nao vou mudar minha opiniao por influencia de jovens drogados ;D

Anônimo disse...

Mais um post feito por um Pseudo-intelectual.

Anônimo disse...

cara...tu acordou um dia, não tinha nada pra fazer e escreveu esse post né...sinceramente,quanta bobagem!

Anônimo disse...

O Rodrigo Fermino disse tudo. O autor não sabe o que está falando, vejo um discurso totalmente tolo e preconceituoso. Uma opinião assimilada, opinião de massa, já ouviu falar? Pesquise, aprenda, vivencie, aí sim tire as SUAS conclusões sobre o assunto. Veja o assunto sobre outras perspectivas e com a mente racional livre de preconceitos. Só assim entederás. Você enche a boca pra falar dos usuários de maconha, ora, pra mim um cidadão alienado que come o lixo que vem da TV todos os dias, que aceita calado tudo que o governo lhe diz, este sim é um drogado, dopado, alienado. Este sim precisa de ajuda. Abstenha-se de preconceitos jovem (criado a leite com pêra e ovo-maltino).

Anônimo disse...

"Sabe, teve um tempo que quem era legal, era quem não fumava, não bebia, e não se drogava..."

Me conta... que tempo foi esse?
Se ler um pouquinho a história (que conhecemos) do homem ele sempre se drogou, sempre buscou na natureza uma maneira de transcender os sentidos e alcançar o "divino". Podemos observar isto claramente nas culturas indígenas espalhadas pelo mundo. Estas pessoas que vivem/viveram no meio da natureza, desligados deste mundo que conhecemos, não usavam droga nenhuma para aparecer. Acho que você pensa que "todo mundo usa pra aparecer" porque o meio social em que você habita existem muitas pessoas sem (quase) nenhuma experiência de vida. Eu não conheço ninguém que use para aparecer, nem por isso saio falando que NINGUÉM ou A MAIORIA já não usa mais para aparecer. Isto é uma visão muitíssimo limitada do assunto.

Rafael Leite disse...

acho que voces tem que respeitar mais a opiniao dos outros... nao falo so de mim, mas no geral... quem nao concorda, nao precisa vir xingando nao, fala na moral fraga, nao precisa vir ja xingando tudo e se achando o fodao

Rafael Leite disse...

aceitando as opinioes de Bernardo Papini, Rodrigo Fermino, blogdocabeludo, o resto eh anonimo e pelo fato de ser anonimo, ja eh um babaca...
outra coisa, eu vejo no mundo em que eu vivo que muitos se drogam por influencia de amigos e so para aparecer, tenho meus miseros 15 anos e vejo isso... se voce nao ve eh pq vc vive num lugar muito bom que so se importam com ele mesmo e fodase a opiniao das pessoas, isso eh bom pra toda a sociedade em que voce vive
ja eu vivo numa sociedade que a influencia das pessoas nas outras eh muito forte, por isso se drogam para aparecer para o grupo...
sao forcadas psicologicamente, falam que "noo, que troxa, nao fuma pq tem medo da mamae pegar, fuma logo ai menino, deixa de ser mane"
vcs tao com uma visao muito pequena sobre o assunto, abram a mente para minha opiniao... eu sou contra, vc eh a favor pq vc usa... sou contra pq nao uso.. se eu usasse, sei que minha opiniao seria diferente, eu defenderia... quero opiniao de quem nao usa, para ser mais justa, ja que quem usa quer continuar a usar, por isso defende o quanto pode

Anônimo disse...

Queria entender o pq da opniao dos anonimos serem babacas... so pq eu nao tenho saco de ficar fazendo cadastro/login pra ficar respondendo?

ou vc acha que se eu fizer um login mesmo colocando dados falsos a minha opniao sera mais verdadeira?

Sim, nos somos influenciados pelo meio. Mas pq o pessoal do teu meio nao escolhe a influencia dos professores?? pq nao escolhe a influencia da tv cultura ( 'e uma otima opcao da tv aberta ao invez da globo, sbt, etc... ) pq nao recebem a influencia de milhares de quesitos culturais que estao no nosso dia-a-dia?

Vc escolhe a influencia que vc quer absorver.

E o problema que a maioria estao citando nesse seu topico nao 'e sobre a sua opniao, na real acho que a maioria realmente nao se importa com a sua opniao. O que 'e preocupante 'e um adolesente de 15 anos sem nenhum conhecimento concreto sobre o assunto escrevendo um "artigo" para tentar informar. Isso que me da medo

Por isso novamente. SE INFORME ANTES DE QUERER TENTAR INFORMAR

Anônimo disse...

Como diria meu sabio pai "cada um sabe de si" eu concordo em quase tudo, mas acho que foi infeliz nessa frase "Mesmo que cada um faz o que quer, se a pessoa não se importa com ela mesma, tem que ter alguém que se importe, né?" eu tenho 21 anos e sou fumante, bebo quando saio, ja dei PT e ja cuidei de amigos que deram, essas coisas acontecem com a maioria dos jovens, mas em momento nenhum isso significa que eu nao me importo comigo ou que eu precise que alguem finja que se importa e me diga o que eu devo fazer, se eu fumo o problema e meu ja que o pulmao e o meu. Sou totalmente a favor da nova lei, acho que os nao-fumantes tem todo direito de estar em um local e nao sejam incomodados pelo cheiro do cigarro. Mas eu como fumante e respeitadora da lei para os nao-fumantes tambem quero o direito de fumar meu cigarro sem nenhuma criatura me olhando de canto de olho. E dai que eu sou nova? que cigarro fede? eu sei, e concordo mas eu escolhi por ser fumante, pode me respeitar por favor?
Na verdade o que me incomoda e deveria incomodar a voces defensores da extincao de toda e qualquer droga e o fato de estar acontecendo tao cedo e que me preocupa. Adolescentes de 12 anos, bebendo e fumando?
Acho que esta na hora ou melhor ja passou da hora de mudar o foco, pq a realidade e que a informacao esta disponivel para todos na tv, nas escolas e etc. Esse discurso de que drogas faz mal, vicia e mata todo mundo ja conhece. Entao vamos procurar descobrir pq a necessidade de aceitacao chegou a este ponto, convenhamos sera muito mais facil de descobrir e fazer alguma coisa sobre o assunto do que ficar batendo na mesma tecla de sempre. Que fique claro, nao estou defendendo "meu cigarro" ou "minha caipirinha" estou sim defendendo o meu direito de consumi-los quando eu preferir.

Anônimo disse...

Seu texto parece uma redação de vestibular mau feita. Treine sua escrita antes de querer dar lição de moral, beijos.

Rafael Leite disse...

eu acabei colocando junto Drogas na Adolescência e Drogas num todo... comecei falando na adolescencia e sem querer aprofundei d+... mas pensem bem nos problemas que trazem na adolescência, ou seja, entre 12 e 18 anos... a maioria que faz isso NESSA FAIXA DE IDADE sao influenciados pela turma que eles andam, fazem so pra parecerem bacanas...

Anônimo disse...

começa a fumar maconha aos 15
ce vai ver
aos 30 nao vai ter mais nenhum neurônio
'-'
maconhero fica td lezo dps

Anônimo disse...

Todo casqueiro de sarjeta um dia disse que nunca ficaria viciado com um simples cigarro de maconha.
Cheira uma carreira de pó e se sente o tal.
Entende que o Estado e os outros são babacas e retrógrados, daí vem o vício, a ruína física, moral e financeira, vira só um trapo. Mas tudo bem, depois ele vai procurar uma clínica bancada pelo Estado para lhe pagar a desintoxicação.

Rafael Leite disse...

anonimo que falo de texto de vestibular, to poco me fudendo pra vestibular, mas seguirei sua sugestao... eu estava(e estou) com um pouco de problema para formular ideias, nao sei qq tah acontecendo cmg... criatividade sumiu e eu nao acho mais

Daniel disse...

"e outra, podem continuar comentando e falando mal, nao vou mudar minha opiniao por influencia de jovens drogados ;D"
Qual seu conceito de drogado? porque se seu pai ou sua mãe bebem aquela cervejinha no final de semana para destrair, eles são uns drogados sim! só não são para os governantes e a sociedade ignorante.

Anônimo disse...

Concordo com tudo que o Rafael leite disse:8
se você concorda e a favor e porque você usa ta ligado?>. Tbm sou contra isso.'

Postar um comentário