20 de agosto de 2010

Queremos nota!

Escrito por Rafael Leite
Hoje tive uma discussão de até ter de levantar o tom de voz. O assunto? Colégio... Enquanto eu defendo a tese de instituição de ensino, ele defende de empresa... Instituição de ensino e empresa na minha visão, claro... Pra mim, instituição de ensino é aonde a gente tem que aprender, não só pra passar de ano ou passar no vestibular... Além disso, eu tenho uma afeição por ele... Eu quero saber a história do lugar, como funciona, os lugares secretos,... Para ele, é um empresa... Professores sem qualquer intimidade com os alunos, aprender só o que vai cair na prova e no vestibular... Não quer aprender pra vida, quer aprender pro momento...

Eu sei que é um assunto chato, e vocês podem achar meio nerd... Mas é algo que eu acho que tem uma visão errada... Eu não conseguiria ter aula com algum professor que só entrasse em sala e desse a matéria, sem qualquer tipo de comunicação com os alunos... Os professores que mais gosto são os que viram nossos amigos, mesmo que apenas dentro de um cubículo por 50 minutos...

Minha visão é completamente diferente da maioria de vocês... Eu vou no colégio para APRENDER, não pra passar no vestibular... Você acha que tá com a vida feita formando na faculdade? Não é bem assim... Existem outras coisas pra se pensar além disso... Por exemplo, se você dedicou sua vida SÓ ao estudo, na hora de arranjar um emprego, como você vai relacionar com as pessoas? Provavelmente não vai, ou vai ter uma dificuldade danada... E a família, se você passa o dia com seus livros, como vai ter filhos?

Eu sou a favor da prova surpresa, para falar a verdade... Se você precisar do que te ensinam algum momento da vida, você não terá tempo de estudar antes disso... Você tem que estar preparado pra te requisitarem essas coisas, por isso a prova surpresa é o melhor jeito de provar que você está pronto...

Resumindo, se é pra aprender aprende direito... E não só aprender matemática, português, história,... Aprender a convivência, trabalho em grupo, problemas da vida, relacionamentos... Pode parecer besteira, mais até a história do colégio que eu estudo é importante para mim... Eu tenho amor por onde eu estou, onde eu frequento... Eu estudo no meu colégio desde 2002... Tudo que eu sei aprendi lá, vivi metade da minha vida lá...

Vamos lutar contra quem quer que a escola se torne uma empresa!

Obrigado por lerem, era algo que estava me sufocando a muito tempo...

4 comentários:

Arthur disse...

Concordo com você, escola não deve ser só um lugar pra se preparar pro vestibular!

Boa Rafa, adoro ler seu blog!

Anônimo disse...

EU ESTUDO PARA PASSAR NO VESTIBULAR, PARA ASSIM, APRENDER NA FACULDADE....

Rafael Leite disse...

obrigado arthur!
e voce anonimo, eh um babaca, sem mais...

Anônimo disse...

não, foi vc que viajou nessa...

Postar um comentário